O líder anti-apartheid e Prêmio Nobel, ex-presidente Sul-Africano Nelson Mandela faleceu ontem (05/12/2013) aos 95 anos após complicações de uma infecção pulmonar recorrente. Uma figura querida em todo o mundo, um símbolo de reconciliação de um país com uma história brutal do racismo.

Durante 67 anos, Nelson Mandela dedicou sua vida ao serviço da humanidade, como advogado defensor dos direitos humanos, como preso de consciência, trabalhando pela paz e como primeiro presidente democraticamente eleito em uma África do Sul livre.

Em 1962, ele foi preso e condenado por sabotagem e outros encargos, e foi condenado a cinco anos de prisão rigorosa. Em 1963, Mandela foi levado para ser julgado junto com muitos membros do companheiro de Umkhonto we Sizwe por conspirar contra o governo e conspirar para derrubá-lo com o uso de violência.
Em 12 de junho de 1964, oito dos acusados, inclusive Mandela, foram condenados à prisão perpétua.
Sua declaração a partir do cais, na abertura do julgamento de defesa tornou-se extremamente popular. Ele fechou sua declaração com:.. “Durante toda a minha vida tenho me dedicado à luta dos povos africanos Lutei contra a dominação branca, e eu lutei contra a dominação negra Tenho acalentado o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas convivam em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal que espero viver e alcançar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer. “
Mandela serviu 27 anos na prisão, passando muitos desses anos em Robben Island Prison, fora da Cidade do Cabo. Enquanto estava na prisão, sua reputação cresceu e tornou-se amplamente conhecido em todo o mundo como o líder negro mais importante na África do Sul.
Momentos memoráveis ​​de Nelson MandelaEm 1994 foi eleito primeiro Presidente negro do país.
*O Apartheid  foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.
“Um Gigante Moral” – diz Barack Obama






“A Educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo.”

Nelson Mandela (1918 – 2013)

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta