A primeira impressão é a que fica… também!

Quando o assunto é entrevista de emprego o primeiro contato empresa-candidato inicia-se pelo currículo. Antes do recrutador te conhecer pessoalmente, ele já sabe bem mais do que você imagina. Para te ajudar preparamos uma lista com os “erros mais comuns” que um candidato não pode cometer nesta hora. Vale a pena dedicar um pouco mais de tempo preparando-se antes de encarar uma entrevista de emprego. Sugerimos que leia com cuidado a lista a seguir e aumente suas chances na próxima entrevista.

 

  1. Erros ortográficos no currículo

Neste caso não te darão uma segunda oportunidade para causar uma impressão melhor. Revise seu currículo antes de encaminhar para uma oportunidade de trabalho e se ainda não se sentir confiante peça a alguém próximo para ler também.

  1. Endereço de e-mail “divertido”

Poucos dão relevância para este ponto, mas evite encaminhar um currículo com uma conta de e-mail inadequado, por exemplo: gataruiva123@gmail.com. Se você já utiliza este e-mail há algum tempo em sua vida pessoal, sem problemas, crie uma segunda conta com um e-mail mais profissional somente para manter os contatos relacionados a emprego.

  1. Um currículo com pouco conteúdo

Lembre-se que você está vendendo sua imagem. Se achar melhor, faça uma lista dos dados básicos e obrigatórios (Dados pessoais, objetivo, formação, experiência profissional) e descreva seu histórico profissional em um rascunho antes de partir para a produção final do currículo.

  1. Um currículo mal apresentado ou inapropriado para o trabalho

Seu currículo deve ser ordenado e fácil de ler e não com dez tipos de letras e cores diferentes. Sempre pergunte a si mesmo: Esta versão do meu currículo é adequada para o trabalho que estou buscando?

  1. Não incluir uma carta de apresentação no e-mail

A apresentação (em especial no corpo do e-mail) é importante para explicar seus interesses e perfil profissional.

Conselhos Rápidos:

  • Apresente-se
  • Destaque seus pontos fortes – Habilidades e Experiências
  • Terminar com uma “Chamada para a ação”, por exemplo, solicitar uma entrevista.
  1. Comparecer a entrevista com roupas inadequadas

Sempre é melhor pecar por excesso de cuidado. Pode parecer um aspecto bobo, mas se vestir bem (e adequadamente) é essencial para você causar uma boa impressão em uma entrevista. Procure evitar informalidades (Camiseta, tênis, bermudas, vestidos curtos, sandálias rasteiras) e exageros (decotes, maquiagem, bijuterias ou correntes de pescoço grandes).

roupa para entrevista de emprego

  1. Pouca higiene pessoal

Sua higiene pessoal transmite uma primeira impressão absolutamente importante. Tenha atenção a este ponto, especialmente com a limpeza dos cabelos e unhas. Lembre-se ainda do perfume ou desodorante para evitar mal odores.

  1. Esquecer da sua rede de contatos

Conte para todo mundo que procura um novo emprego (tenha cuidado apenas se estiver empregado). Seus contatos e os contatos dos seus contatos são a melhor maneira de encontrar um trabalho.

  1. Esquecer de desligar ou silenciar o telefone durante a entrevista

Pausar a entrevista para atender ou desligar o telefone causará uma impressão ruim ao entrevistador e vocês possivelmente perderão o foco da conversa.

  1. Não expressar seu entusiasmo pelo trabalho

Demonstre o quanto você se interessa pela vaga e quanto pode agregar a empresa.

  1. Não estar atento as redes sociais

Pense em como as redes sociais podem ajudá-lo neste momento. Participe de grupos e interaja de forma saudável com os contatos.  Lembre-se que estes canais também podem ser encarados como seu cartão de visita. Leia no post – Se as suas Redes Sociais fossem um currículo, você seria contratado? algumas dicas sobre o uso adequado das mídias sociais.

  1. Informações imprecisas

Você não é obrigado a conhecer todas as respostas. Não diga que conhece as coisas sem conhecer. Seja honesto e informe durante a entrevista e em seu currículo somente informações verdadeiras. Tenha cuidado – um bom entrevistador encontrará suas mentiras.

  1. Falta de discrição com relação a vida pessoal

Informações pessoais como “Interesses pessoais e Hobbies” são desnecessárias no currículo. Apenas divulgue e compartilhe dados que sejam relevantes à vaga pretendida. Possivelmente estes tópicos aparecerão durante a entrevista, tente ser breve e verdadeiro em sua resposta e procure sempre manter a entrevista num nível profissional –  Nada de contar os detalhes da última balada para o entrevistador.

  1. Falar mal do seu último empregador

Toda empresa tem um idiota com pouco espírito de equipe e por mais que você detestasse sentar próximo a ele todos os dias por 8, 9 horas, não diga. Aos olhos do entrevistador isso não pega bem. Você não vai querer que seu entrevistador comece a achar que você fará a mesma coisa com outra empresa, vai?

odores durante a entrevista

  1. Falta de preparo

Você está preparado para responder à pergunta: “O que você sabe sobre a nossa empresa?”. Não ter uma resposta para esta questão pode representar simplesmente o fim das suas pretensões naquele lugar. Antes de ir para uma entrevista, entre no site da companhia e conheça pelo menos as informações básicas como: ramo de atuação, história da empresa, produtos, clientes e objetivos.

  1. Sentir-se mal após um feedback (retorno) negativo

O retorno negativo faz parte da vida. Não existe ninguém que não tenha passado por isso em algum momento da carreira. Se acontecer com você, procure enxergar o lado positivo e aprenda com os seus erros. Siga em frente e foque nas outras oportunidades rapidamente.

Esperamos que este conteúdo seja relevante para o seu crescimento profissional. 

Você também pode se interessar pelo postEmpregabilidade, o que é?

 

 

 

 

 

 

 

Escrito por Equipe Editorial ESSA

3 comentários

  1. Itatila Almeida Santos 14 de março de 2017 às 5:39 PM

    Adorei as dicas

    Responder

    1. Obrigada Italila, rapidinho teremos mais!

      Responder

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.