É claro que trabalhar e estudar não é fácil para ninguém e conciliar tudo isto com a casa, filhos e família fica mais difícil ainda. Mas a boa notícia é que na imensa maioria das vezes o esforço vale muito a pena e acaba retornando na forma de um emprego melhor, uma promoção e ganhos financeiros. Se você decidiu retomar seus estudos mirando um futuro melhor, Parabéns, este já é um primeiro passo fundamental para conseguir chegar lá.

Tomada a decisão, vamos pensar como organizar sua rotina neste período através de 10 dicas para conciliar trabalho e estudos

  1. O que te fez chegar aqui?

Em  nenhum momento perca o foco no que te levou a tomar a decisão de estudar e trabalhar. Foi uma promoção no trabalho? Um emprego novo? O carro? A casa própria? Não importa! Esse sonho será o “alimento” que vai te manter forte quando o cansaço da rotina pesar.

  1. Olhe para o futuro e estabeleça metas

Não perca o foco da meta que você definiu! A meta é muito mais que um objetivo, tem prazo definido. Quando estiver cansado, pense lá na frente, se imagine realizando o que traçou para você com a conclusão do curso e lembre-se sempre que este é um período de investimento com data para terminar e ai virá a colheita!

Three way arrow symbol on a black asphalt road surface

  1. Estabeleça prioridades 

Com seu dia-a-dia mais carregado, revise suas atividades e tenha em mente o que realmente é importante para que você alcance seus objetivos, procurando minimizar seu tempo ou interromper atividades que neste momento não são parte dos seus planos. Talvez seja sair menos, encurtar a viagem, comprar menos… para retomar tudo isso depois com muito mais força.

  1. Peça ajuda

Não tenha vergonha de pedir ajuda! Compartilhe seus planos com sua família e amigos e peça ajuda para levá-los em frente. Os sonhos ficam bem mais gostosos se compartilhamos com nossos seres queridos.

  1. Não se distraia

Você precisa estudar mas apareceu um fim de semana na praia? Veja se esta distração vai atrapalhar ou se pode fazê-la. Se não puder, tente reservar um tempo para estudar na praia ou abra mão desta vez…lembre-se foco no projeto e muitas praias depois.

  1. Aprenda a dizer não

Não assuma mais coisas do que conseguirá neste período. Você já está sobrecarregado, aprenda a dizer não às atividades que neste momento não contribuem para o atendimento de seus objetivos.

  1. Procure contribuir com sua experiência do trabalho em sala e vice-versa

Quem trabalha e estuda participa de um ambiente rico de experiências e pessoas, procure aplicar o que está estudando em seu trabalho e compartilhe com seus colegas de sala sua experiência profissional. Tudo isso pode fornece mais sentido as suas experiências e enriquecem a rotina dos seus colegas e a sua.

  1. Monte grupos de estudos com seus colegas

Estudar em grupo é divertido, faz com que possamos sanar nossas dúvidas, aprender e nos divertirmos. Não vai rolar aquele churrasco? Faça um lanche e convide a galera para estudar em casa!

  1. Se cuide

Cuide da sua saúde, alimentação, exercício físico, uma rotina apertada exige bastante de nosso corpo e não é hora de ficar doente! E mais, uma alimentação saudável e ginástica vão te deixar no maior pique.

Woman sitting in lotus position

  1. Comemore muito

Não precisa terminar o curso para comemorar! Comemore cada pequena vitória que vier neste período, uma nova experiência, uma nota alta e principalmente a oportunidade de estar fazendo algo por você e pelo seu futuro.

Boa SORTE! SEMPRE VALE A PENA!

Escrito por Equipe Editorial ESSA

1 comentário

  1. Érica Queiroz da Silva 3 de agosto de 2017 às 1:24 PM

    Muito bom, gostei muito.
    Já fiz o meu cadastro e espero ser uma das escolhidas, parabéns a todos que estão a frente desse programa!

    Responder

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.