Educação

Perguntas e Respostas sobre o Curso Técnico

Tire suas dúvidas sobre o Ensino Técnico 📚📚📚

O curso técnico possui algumas particularidades e algumas “exigências” diferentes das outras modalidades de ensino e, por este motivo muitas pessoas tem dúvidas sobre o assunto. Se você também possui questionamentos sobre isso, está no lugar certo!

Neste post, vamos esclarecer às dúvidas mais frequentes sobre o curso técnico, que possivelmente já habitaram sua cabeça.

O que é um curso técnico?

O curso técnico é uma formação de nível médio que tem o objetivo de capacitar os estudantes com conhecimentos práticos e teóricos para executarem diversas atividades em empresas de diferentes segmentos e ramos de atividades. Um de seus principais objetivos é fornecer ao aluno um acesso mais rápido ao mercado de trabalho, além da perspectiva de novas possibilidade de carreira para pessoas que trabalham atualmente em subempregos (trabalho exercido sem a necessidade de qualificação profissional, recebendo, para isso, salários menores).

Para fazer um curso técnico é preciso possuir o ensino médio concluído?

Depende. No Brasil existem 3 tipos de curso:

Integrado: No curso técnico integrado, o estudante realiza na mesma instituição o curso técnico e o ensino médio. Esta formação possibilita em uma única matrícula reunir os conhecimentos da educação profissional e do ensino médio regular. Na conclusão do ensino médio, o conjunto de disciplinas cursadas que formam um curso técnico darão ao aluno o direito ao diploma de técnico.

Concomitante: Nesta modalidade de curso, o ensino médio e o técnico são realizados em paralelo. O técnico concomitante é destinado aos alunos que no ato da matrícula comprovam a conclusão do primeiro ano do ensino médio.

Subsequente: Destinado aos alunos que já concluíram o ensino médio.

Resumindo, todos os cursos técnicos podem ser feitos ao mesmo tempo que o ensino médio. A única exceção é o Curso Técnico em Radiologia. Para ingressar neste curso é exigido ensino médio concluído e 18 anos completos. Isso ocorre por que menores de idade não podem ter contato com atividades insalubres.

Quanto tempo dura um curso técnico?

O tempo total para a formação pode variar de um curso para outro. Na maioria das vezes, o curso pode ser concluído no período entre 12 a 24 meses.

Qual a diferença entre curso técnico e tecnólogo?

A confusão entre os dois cursos é muito comum especialmente por que os nomes são bastante parecidos.  A principal característica que diferencia um curso de tecnólogo de um curso técnico é o nível de escolaridade que representam, enquanto o curso de tecnólogo é uma formação de nível superior (só são aceitos no processo seletivo estudantes que já concluíram o Ensino Médio) o curso técnico é de ensino médio.

Carga horária, foco e requisitos também distinguem o curso técnico do tecnólogo (ou curso superior de tecnologia), veja abaixo:

Duração: Normalmente os cursos técnicos possuem duração de até 2 anos, enquanto nos cursos tecnólogos a duração costuma ser maior, de até 3 anos.

Requisitos: Como já mencionamos para iniciar um curso técnico (com exceção ao Técnico em Radiologia) o estudante deverá estar cursando o ensino médio a partir do segundo ano.  Os cursos de tecnólogo sempre requerem que o aluno tenha completado o ensino médio.

Foco: Ambas as formações são voltadas à profissionalização imediata do estudante, capacitando para entrada no mercado de trabalho de forma rápida.

No curso técnico as disciplinas são mais práticas e pretendem ensinar a função de determinados cargos enquanto no curso de tecnólogo as disciplinas são mais especificas e processuais.

MEC reconhece cursos técnicos?

Diferente dos cursos tecnológicos e outras graduações de nível superior, os cursos técnicos não são avaliados diretamente pelo MEC.

Para esta modalidade de ensino, as secretarias estaduais e municipais de educação possuem autonomia administrativa e didático-pedagógica para regulamentar, reconhecer e autorizar.

Porém, O MEC através do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) promove um mecanismo de registro e controle dos dados de educação profissional e tecnológica do pais.

O Sistec possui entre seus objetivos servir de mecanismo de registro e divulgação de validade dos diplomas dos cursos técnicos de nível médio, possibilitar o acompanhamento de políticas públicas da educação profissional, permitir o acompanhamento de programas e divulgar para a sociedade informações sobre as ofertas de cursos técnicos de nível médio.

Portanto, todas as unidades de ensino credenciadas para oferta de cursos técnicos de nível médio, devem se cadastrar no Sistec e registrar seus cursos e alunos, conforme previsto na Resolução CNE n° 03 de 30/09/2009.

Para comprovar se uma escola é realmente habilitada para emitir um certificado de conclusão válido pelo MEC/SISTEC, você pode consultar o cadastro da Instituição de Ensino pelo Site do SISTEC.

Deixe uma resposta