A profissional de estética possui vários instrumentos a seu favor. Com o avanço da tecnologia todos os dias surgem procedimentos e equipamentos novos e cada vez mais modernos, porém uma das ferramentas mais importantes para o trabalho dessa profissional não requer tantos recursos tecnológicos. Conhecer o (a) cliente sem dúvida é o primeiro passo para um atendimento de sucesso e por isso a Ficha de Anamnese é um recurso precioso e indispensável para um trabalho bem feito.

A Anamnese é muito importante pois, reúne diversos dados do cliente, e sua análise cuidadosa orienta a estratégia terapêutica e permite um atendimento personalizado, de acordo com a história de vida, características e necessidades da pessoa que irá iniciar o tratamento. Além disso, demonstra o profissionalismo da Técnica em Estética e sua preocupação com a qualidade do atendimento.

Neste post, desenvolvido em conjunto com as profissionais de estética que compõem nosso corpo acadêmico do Curso Técnico em Estética vamos falar um pouco mais sobre Importância da Ficha de Anamnese e disponibilizar para você baixar um Modelo de Ficha de Anamnese Geral. Vamos lá? 

O que é Anamnese?

A palavra anamnese tem origem do Grego Ana + Mnesis – Ana (trazer de novo) e Mnesis (memória) – é uma entrevista inicial realizada pelo profissional de saúde com seu cliente, com o objetivo de servir como ponto de partida para o tratamento desejado. Com os dados coletados em conjunto com outros métodos de avaliação, os profissionais da área podem identificar as principais queixas, elaborar diagnósticos, definir disfunções inestéticas e estabelecer um protocolo de tratamento.

Importante ressaltarmos que esta publicação se refere a Anamnese na área de estética. Na área médica, devido a sua complexidade, a anamnese constitui apenas uma das etapas da avaliação clínica, junto a ela estão exames físicos e complementares.

Na maioria das vezes a anamnese é feita através de uma ficha, preenchida por meio de uma entrevista. Na área de estética a ficha pode ser dividida em etapas como: Dados principais, queixa, hábitos, histórico de saúde e termo de consentimento. Além disso, quaisquer dificuldades clinicas pertinentes ou incapacidades físicas devem ser anotadas 

Quais os objetivos da Anamnese?

Os objetivos da anamnese são: estabelecer o contato introdutório com o cliente, coletar as informações necessárias para levantar hipóteses de diagnóstico e definir os objetivos terapêuticos e o tratamento adequado para cada caso. Os dados levantados na anamnese contribuirão para assegurar a segurança do tratamento.

Deve-se informar ao cliente que nenhum problema deve ser emitido, uma vez que os tratamentos, sejam manuais ou com uso de equipamentos possuem inúmeras contraindicações.

Modelo de Anamnese na Estética:

A seguir, compartilharemos um modelo completo de Ficha de Anamnese Geral e explicar o porquê cada campo deve ser preenchido corretamente.

Obs.: A anamnese de seu cliente deve ser personalizada de acordo com o tratamento desejado. Nosso objetivo é compartilhar os dados fundamentais que devem ser coletados para criar uma ficha de anamnese prática e eficiente.

Dados de Identificação:

O preenchimento completo desta parte da ficha não serve apenas para identificação do cliente. Os dados de identificação serão um aliado importante das suas estratégias de divulgação e marketing. Munida destas informações a profissional de estética poderá encaminhar campanhas de e-mail marketing ou mensagens via WhatsApp, por exemplo, oferecendo descontos, felicitações e promoções de aniversário, novidades, dicas e etc.

Os dados mínimos necessários são: Nome, idade, estado civil, endereço completo, telefone (s), data de nascimento, profissão e e-mail. 

Queixa principal:

“Saber ouvir é uma arte e terapêutico para quem deseja ser escutado”.

Neste momento o cliente deve relatar o principal motivo que o fez procurar um procedimento estético e qual o principal causador de seu desconforto. Nesta hora é importante conversar com seu cliente, identificar quais são suas expectativas e desejos, quais são suas inseguranças, etc. Saiba ouvir por que as vezes o que o profissional acha que deve ser tratado não é aquilo que mais incomoda o cliente. Esta conversa é de extrema importância pois, ela cria um laço de confiança entre o cliente e o profissional.

Hábitos:

Identificar os hábitos dos clientes é importante para evitar possíveis costumes que podem interferir no sucesso dos procedimentos ou ocasionar complicações. Nos hábitos são sugeridas questões como: utilização de lentes de contatos (informação primordial para tratamentos a laser ou tratamentos em cabine), aparelho ortodôntico, utilização de cosméticos, tabagismo exposição solar e utilização de filtro solar, ingestão de bebida alcoólica, alimentação, ingestão de água e práticas de atividade física.

Histórico de Saúde:

Neste momento da Anamnese explora-se os tratamentos já realizados, doenças anteriores e histórico de saúde atual. Esta identificação é importante tanto para a segurança do cliente quanto para a esteticista, isso porquê que a estética cuida de pessoas saudáveis. Ao identificar durante patologias em tratamento, gestação ou pessoas no pós-operatório de cirurgia plástica deve-se solicitar uma autorização médica para a realização de tratamentos estéticos.

No histórico de saúde são recomendadas perguntas como: doenças pré-existentes, antecedentes alérgicos, utilização de medicamentos ou marca-passo, tratamentos dermatológicos/estéticos, alteração hormonal, funcionamento intestinal, qualidade do sono, distúrbios circulatórios, distúrbio renal, realização de cirurgia plástica ou reparadora, prótese ou implante metálico, gestação, epilepsia-convulsões e antecedentes oncológicos.

É imprescindível para o profissional de estética o conhecimento absoluto das contraindicações dos procedimentos que oferece em seu atendimento. Existem procedimentos e protocolos com contraindicações para gestantes, epiléticos, portadores de marca passo, implante metálico e clientes com antecedentes oncológicos.

Termo de veracidade e consentimento (termo de responsabilidade):

Este item é imprescindível.  O termo zela pela segurança da profissional quando ocorrer a omissão da verdade na entrevista de anamnese por parte do cliente, uma vez que o protocolo de atendimento é baseado nas informações declaradas – considerando as limitações e contraindicações.

Caso ocorram complicações, a profissional de estética não será inteiramente responsabilizada se possuir o termo de responsabilidade assinado e for comprovado a omissão de informações importantes por parte do cliente.

São Informações necessárias no termo: nome completo do cliente, Registro Geral (RG) ou CPF do cliente, cidade, data, declaração de veracidade e assinatura do cliente.

Para finalizarmos, é importante ressaltar que cada alteração estética tem suas particularidades, portanto faz-se necessário entrevistas diferenciadas com perguntas especificas para definir a personalização dos protocolos para cada cliente. Após a coleta dos dados gerais, a esteticista deverá incluir analises subjetivas e objetivas que completem a avaliação para o tratamento corporal ou facial.

Tenham tempo, empatia e carinho com esta entrevista inicial com seus clientes. Os dados levantados nesta oportunidade serão fundamentais para a definição do tratamento adequado, como já dissemos.  Além te ajudar com a melhor solução, as informações colhidas na anamnese contribuirão para garantir a segurança do procedimento e evitar possíveis incidentes que poderiam comprometer sua reputação.

 

Ficha de Anamnese Geral para Estética. Receba gratuitamente um MODELO DE FICHA DE ANAMNESE GERAL. 

Ficha de Anamnese Geral

 

 

 

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.