Houve um tempo que ao pensarmos em um profissional de tecnologia imediatamente vinha a mente um perfil extremamente técnico e reservado. Hoje, basta conversar com um amigo da área de TI ou observar uma sala de aula para perceber como isso mudou.

Nos últimos anos o TI “tradicional” vem sofrendo um momento de transformação digital e a necessidade de inovação contínua abrange tanto os produtos e serviços de tecnologia como seus profissionais. Nos dias atuais, não basta apenas exibir no currículo habilidades com hardwares, softwares e certificações, o papel estratégico que o profissional de TI desempenha nas organizações exigem uma mudança neste perfil.

A boa capacidade técnica abre as portas das empresas mas, as habilidades não técnicas são pontos fundamentais para alavancar a carreira (essa máxima é válida para qualquer profissão #ficaadica). Se antes o perfil era de alguém introspectivo com atitude voltada sempre para a solução de problemas, hoje a evolução constante do mercado tem exigido cada vez mais uma mudança nesta postura. No ambiente corporativo, destacam-se os profissionais que unem além das habilidades técnicas, habilidades de liderança e bons relacionamentos, boa visão de negócios e atitudes comportamentais.

A seguir compartilharemos quais as principais características que um Técnico em Informática deve desenvolver para uma carreira de sucesso: Habilidades do Tecnico em Informatica 2_mini

 #1 Resolução de Problemas

A falta de habilidade para resolver problemas é uma das maiores dificuldades encontradas pelas pessoas tanto na vida pessoal, quanto no aspecto profissional. Sentir-se ansioso ou acreditar que aquilo está além da sua capacidade é comum. Mesmo que você não tenha lidado com um tipo específico de problema antes, você deverá encará-lo. Os problemas podem tornar-se grandes oportunidades para alavancar sua carreira e ajudar sua empresa. Mostre aos seus superiores o que eles podem esperar de você. Descubra o que está acontecendo, determine o que precisa ser feito e execute.

 #2 Habilidades de Comunicação

Apesar de compor o time dos profissionais de exatas, é preciso que o profissional de TI saiba se comunicar bem. A boa comunicação é capaz de solucionar e evitar conflitos. Sabendo se comunicar, o profissional de tecnologia poderá se relacionar melhor, circulando por todas as áreas da empresa, entendendo a “linguagem” de cada departamento. Saiba lidar com quem não possui linguagem técnica – Quando se comunicar com alguém fora da sua área, não esqueça que o trabalho do usuário não requer os mesmos conhecimentos que os seus. Estabeleça uma comunicação inteligível e comum a todos, para ser mais assertivo.

 #3 Ética

A ética é um diferencial importante. Uma conduta ética no trabalho, seguindo os valores  da instituição e da sociedade, são essenciais para o alcance da excelência profissional. Posturas guiadas por valores éticos e morais tornam os ambientes mais produtivos, estimulantes e favoráveis ao aprendizado. Colaboradores éticos são mais valorizados nas organizações e se sobressaem sobre os demais. Procure estar atento à visão, missão e valores da companhia, repeite as políticas internas fique de olho nas metas propostas.

#4 Criatividade

O pensamento criativo é uma habilidade ligada ao comportamento e atitude, um dos atributos mais importante para impulsionar uma carreira. A criatividade resolve problemas e traz resultados que podem surpreender. Os Profissionais atuais da área de TI precisam ter criatividade para fugir do óbvio, além de encontrar novas soluções para tornar processos mais práticos, rápidos  e econômicos. Criatividade sempre vai garantir novas e melhores inovações para os processos da empresa.

 #5 Dinamismo

Pessoas dinâmicas tendem a ser a ser mais práticas para solucionar problemas. O dinamismo permite que o profissional tenha “jogo de cintura” para lidar com diferentes demandas sem prejudicar nenhum dos resultados.

A palavra dinâmico significa constante evolução e movimento. Se aproximarmos essa definição para o mercado de trabalho, temos um profissional que está sempre buscando novos conhecimentos e movimentando-se, executado várias tarefas.

#6 Conhecimento do Negócio

O profissional de TI precisa estar envolvido com o negócio e as causas da empresa, para não ser apenas um conhecedor técnico isolado. Com o domínio do negócio, ele passa a fazer parte do processo como um todo e será capaz de apresentar soluções pertinentes para as diversas áreas da empresas.

 #7 Interesse pelo Aprendizado

Nada no mundo muda tão rápido quanto a tecnologia. Trabalhar com TI é fazer parte de um ambiente em movimento constante. Tecnologia está ligada à inovação, esteja sempre disposto a observar novas movimentações tecnológicas e saber mais sobre novas áreas. Estude, pesquise, pratique,  participe de fóruns e esteja sempre antenado.

#8 Pró-atividade

Um profissional competente não espera as coisas acontecerem, ele faz as coisas acontecerem. Busque criar soluções e aja antecipadamente, esteja a frente dos problemas e elimine-os antes que eles se desenvolvam e se tornem monstros.

#9 Relacionamento Interpessoal

Os relacionamentos nunca tiveram tanta evidência. Hoje em dia, para qualquer negócio, é imprescindível que haja uma interação inteligente entre as equipes e este é um dos segredos do sucesso de qualquer empresa. Um grupo entrosado torna os processos mais ágeis e eficientes. Desenvolver esta competência exige algumas habilidades específicas como comunicação, conteúdo, respeito, carisma e especialmente honestidade. Compartilhar experiências e conhecimento é uma oportunidade que qualquer pessoa tem para aprimorar suas ideias e aumentar o seu potencial criativo.

 #10 Gosto pelo que Faz

O amor à tecnologia é indispensável para a motivação e sucesso na carreira. Quando alguém faz o que realmente gosta é contagioso e capaz de envolver todos ao redor. Não trata-se apenas da remuneração, o profissional de Ti tem que amar os códigos e todos os assuntos relacionados a sua rotina técnica e profissional. Toda esta paixão irá mantê-lo vivo e atualizado no mercado.

#11 Liderança

Um líder não precisa de cargo ou status. Cultivar e aperfeiçoar algumas atitudes de liderança é imprescindível para se destacar em um cargo de TI. O profissional de tecnologia precisa ter voz para defender suas decisões estratégicas mas, é necessário que saiba ser sensível para compreender os desejos e necessidades de seus colegas e empresa, gerando ações táticas e engajamento.

Agora você já sabe que um bom profissional técnico em informática deve ter essas características em mente. Policie-se para desenvolver estes atributos e esforce-se para ser um profissional mais completo. Use sua inteligência para construir sua marca pessoal pois, os recrutadores valorizam os profissionais de tecnologia que enxergam além dos códigos e que além de uma visão exata, possuem uma visão de negócio e humana.

 

Tecnico-em-informatica-guia

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.