O administrador planeja, gerencia e acompanha os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, seja ela privada ou pública.
Isso significa que um administrador deve ter habilidade e conhecimento para gerir negócios sejam estes: uma multinacional, empresas familiares e até mesmo um negócio próprio.

Os cursos técnicos em administração possuem grades curriculares amplas, agregando matérias como comportamento do consumidor, marketing, psicologia, informática, cálculo, economia e estatística, por exemplo. O administrador é um profissional versátil.

 

1 – É um curso multidisciplinar:

Estudar administração é estudar vários conteúdos que se conectarão em algum ponto.
Um bom administrador busca conhecer um pouco de tudo que afeta seu ambiente de trabalho e negócios, e, isso envolve saber lidar com pessoas, entender fatores culturais locais, estabilidade e instabilidade econômica, logística, gestão, marketing, controladoria, etc.

Grandes possibilidades de atuação
Se o aluno de administração aprende a lidar com diversas áreas ao longo do curso, ele, quando profissional, terá amplas oportunidades de ingressar no mercado de trabalho desempenhando várias funções, como: Auditoria, Consultoria e Planejamento Estratégico, Finanças, Marketing, Recursos Humanos, entre outros.

 

 

2 – Amplo mercado de trabalho

Dentro da administração, existem diversas áreas de especialização, assim sendo, existem inúmeras oportunidades de atuação em setores distintos. Toda empresa precisa direta ou indiretamente de um administrador, mesmo em tempos de recessão, esse profissional é uma peça chave no mundo dos negócios, já que sua principal função é otimizar os processos da organização. As áreas mais promissoras são: auditoria, tributação, gestão financeira e gestão de recursos humanos. Agregar conhecimentos gerais e específicos, como línguas e especializações também ajuda na empregabilidade.
Abrir o próprio negócio ou atuar em consultorias também são possibilidades.

 

3 – Vagas em concursos

Muitos brasileiros sonham com cargos no serviço público, independente da motivação, se é pela estabilidade, ou pela remuneração, existem várias possibilidades de carreira para administradores em órgãos públicos. Fazer administração é uma excelente escolha se a sua meta é ser funcionário de órgãos estatais. Esta esfera é promissora e multidisciplinar.

 

4 – Gestão de equipe, trabalho e liderança

Se você almeja tornar-se líder de uma empresa, você sairá muitos passos à frente de qualquer outro formado que não seja administrador. O curso desenvolve as capacidades críticas quando falamos do bom funcionamento de uma empresa em todos os níveis. Para tanto, o técnico é arduamente treinado para buscar o melhor caminho para solucionar problemas, gestão de equipe, avaliações de possíveis riscos, otimizações de recursos e tomada de decisões latentes para o bom funcionamento da organização.
Esse profissional avalia situações de forma micro e macro, pontual e sistemicamente. Todo esse empenho faz com que ele desenvolva uma excelente capacidade de liderança.

 

5 – Ampla possibilidade de desenvolvimento pessoal

Cursar administração não é apenas uma suma escolha do ponto de vista profissional, mas, também o ponto de vista do desenvolvimento pessoal e interpessoal, já que, um administrador possui conhecimentos que podem ser facilmente aplicados em situações cotidianas. Para este técnico, é espontânea a otimização do tempo, seja como um simples planejamento financeiro pessoal, buscar compreender seu papel nos ambientes que habita, influencia e é influenciado ou encontrando soluções para solucionar diversos conflitos.

 

6 – Capacitação e coaching

Uma área em constante expansão dentro desse universo é a de capacitação e coaching, que são práticas de orientação, que incentivam e desenvolvem a base de estudo e evolução pessoal do orientando. Este profissional orquestra recursos e oportunidades de aprendizado, oferecendo um ambiente que dá suporte à exposição inteligente aos riscos, incitando o aluno a encontrar saídas e respostas que encaixem perfeitamente com a sua procura. A característica principal desse administrador é a capacidade de ensinar e guiar, derrubando barreiras que inibam o processo de aprendizagem contínua e abra portas para novas experiências ás quais seus orientandos não teriam acesso sem sua ajuda.
Por meio de palestras, workshops, atendimentos e minicursos personalizados, o profissional desse ramo, lidará diretamente com a capacitação de outros profissionais em pontos de interesse do setor e fazendo-os entenderem e otimizarem suas funções.

 

7 – Empreendedorismo

Empreendedorismo e administração andam de mãos dadas, o administrador sai de sua formação sabendo tudo o que uma empresa precisa para funcionar e se desenvolver.
O administrador empreendedor tem a habilidade de criar um negócio e desenvolvê-lo, tendo como primordial a habilidade de identificar oportunidades, condição essencial para o início de qualquer negócio, assim como a capacidade de identificar problemas e desenhar soluções de forma sistêmica. Construir um relacionamento sólido com seus pares, funcionários, diretores, fornecedores, investidores e clientes é outro aspecto fundamental.

Ser um profissional técnico em administração é um profissional capacitado a exercer diversas funções de apoio técnico e tático. Segundo o SEBRAE, o técnico em administração é uma pessoa que busca desenvolver o perfil empreendedor, e que busca o aprimoramento constante e a qualificação adequada para atuar com competência nos mais diversos setores empresariais.
Assim sendo, os profissionais formados atuam em setores importantes na empresa, seja ela uma multinacional ou um pequeno negócio.
Foram estes os 7 principais motivos para cursar administração, ressaltamos aqui as áreas mais distintas e notáveis que o formado nessa área pode seguir. Seu desenvolvimento pessoal e profissional é assegurado ao escolher essa carreira.

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.