No mês de setembro a ESSA – Unidade Santo Amaro começa um projeto pioneiro na área de Escolas Técnicas: incorporar o inglês aos seus diversos cursos de formação técnica.

Entrevistamos o Diretor da unidade Santo Amaro, o professor Luis A. Piemonte, que nos falou sobre o projeto de incluir o curso de inglês técnico na grade curricular da escola.

 

P: Porque incorporar o inglês aos cursos técnicos da ESSA?

R: O inglês é o idioma mais utilizado no âmbito internacional quando somado com a língua nativa de cada país.  Qualquer notícia ou novidade que precisa ser comunicada no mundo, é sempre primeiro traduzida da língua original para o inglês.
Além disso, há um aumento considerável de empresas estrangeiras se instalando no Brasil, e, requerendo o domínio da língua inglesa na contratação de novos funcionários.
Também existe procura por técnicos, tanto na área de Saúde quanto na de Gestão, Informática e outros no exterior.
A remuneração para profissionais bilíngues têm valores 20% ou mais superiores aos não bilíngues.

 

P: Qual é a importância do idioma inglês na área da Saúde?

R: A área da Saúde se caracteriza por ser muito inovadora. Portanto, para se manter a par das novidades, a leitura de artigos e notícias em inglês é fundamental.
As principais publicações são nessa língua.
Além disso, entender bulas de medicamentos e manuais de equipamentos (por exemplo, em Radiologia), se importados, são necessários no dia a dia do trabalho técnico.

 

P: E nas áreas de Gestão?

R: A importância é a mesma que na área da Saúde, com um fator fundamental a mais.
Nas áreas de Gestão, as empresas estrangeiras costumam trazer especialistas para o país, de forma temporária ou definitiva, o que exige dos técnicos locais comunicação com eles em inglês.

 

P: Como o curso de inglês será integrado e desenvolvido na ESSA?

R: É um projeto que a escola tinha em mente há bastante tempo, apesar de não ser exigido pelos órgãos reguladores de ensino. Com a colaboração de profissionais experientes e uma gestão interna muito forte nos custos, conseguimos chegar em uma relação custo-benefício ótima para nossos alunos
O conteúdo do curso é dividido em 6 módulos, cada com 16 aulas semanais cada, com duração de duas horas. Os dois primeiros, de nível básico, os dois segundos, de nível intermediário, e os dois últimos, de nível avançado.
Priorizamos no nosso conteúdo programático que o aluno alcance o nível de comunicação básica e domine o vocabulário técnico característico de cada curso que oferecemos.

 

 

Luis A. Piemonte, é engenheiro eletrônico pela Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, com pós graduação em Processos Empresariais pela Hochschule de Munique, Alemanha.
Professor Engenheiro, têm desenvolvido atividades em diversos países. Foi gerente da Siemens na Alemanha, presidente da IDS Scheer South America, fundador da Symnetics e diretor da Mangels.
Professor da fundação Getúlio Vargas, têm publicado diversos artigos e ensaios relacionados sobre os aspectos humanos, tecnológicos, organizacionais e culturais envolvidos nos processos de transformação empresarial. Ministra palestras e treinamentos em mais de 10 países nas Américas e Europa. Em 2011 publicou o livro Gestão para inovar.
É diretor da ESSA Santo Amaro desde 2016.

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.