Entre os dias 29 de outubro e 1° de novembro, a ESSA realizou a 1ª semana de Design de Interiores, com o tema “Arte Urbana”. Com o compromisso de aproximar o Design de Interiores e as diferentes técnicas de arte urbana dos alunos.

Com um calendário repleto de atividades, os alunos puderam ter contato direto com profissionais da área, participando de palestras e bate-papo com designers, paisagistas, arquitetos e artistas gráficos. Podendo também, aprender na prática sobre arte e design em workshops temáticos relacionados à área de estudo.

A abertura da semana, na segunda-feira à noite, 29 de outubro, contou com a designer Karina Garcia, e a palestra “De dentro para fora, e de fora para dentro”. Falando sobre como o Design de Interiores afeta e modifica ambientes urbanos, e de novas tendências de moradia em grandes centros urbanos.


Terça-feira, 30 de outubro, pela manhã houve a instalação de um jardim vertical, técnica que visa unir ambientes urbanos, fechados, com um toque de natureza, além de serem de fácil manutenção, ministrado pela paisagista Simone Maldonado.
A noite, recebemos o arquiteto Watson Dias, que palestrou sobre arquitetura hospitalar e o design nos espaços de saúde. Teoria que contraria a clássica iluminação fria, paredes brancas e corredores fechados, utilizando janelas amplas, espaços em cores suaves e luzes naturais. Pesquisas informam que ambientes mais acolhedores, provocam sensações de bem estar nos pacientes, o que impacta diretamente na recuperação.

Na quarta-feira, 31 de outubro, pela manhã, os artistas João Medeiros e Flávia Furquim trouxeram a técnica do “live painting”, uma performance artística visual onde pinturas são feitas em tempo real. Com a participação dos alunos, foram ilustradas peças clássicas do design de interiores nas paredes da sala de aula de Design de Interiores.
Á noite, recebemos o grafiteiro Anão, que com a participação direta dos alunos, criou um painel abstrato. Além da peça, teve um bate-papo sobre grafite e as diversas formas de arte urbana espalhadas pela cidade de São Paulo.

Encerrando a semana de Design de Interiores, na quinta-feira, 1° de novembro, a ESSA recebeu mais uma vez o arquiteto Watson Dias, que nos falou um pouco mais sobre arquitetura hospitalar e sua importância na ambientação e recuperação de pacientes.
A noite, fechando o ciclo de atividades, a paisagista convidada Simone Maldonado, retornou para palestrar sobre paisagismo urbano, técnica que visa integrar projetos feitos pelo homem e ambientes naturais. Seu objeto direto de estudo são os ambientes abertos (orgânicos) e áreas livres, com funções de circulação, amenização e recreação, etc.

Gostou da nossa 1ª Semana de Design de Interiores? Se interessou pela área? Clique aqui e saiba mais sobre o curso técnico da ESSA.

 

 

 

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.