Os cursos técnicos são rápidos, com foco em atividades práticas e objetivam ensinar aos alunos os caminhos para se tornarem profissionais capacitados.

Formações técnicas são indicadas para as pessoas que querem entrar no mercado de trabalho, e ter um primeiro contato profissional com a área escolhida, e para os que já estão no mercado de trabalho, mas querem se aperfeiçoar ou mudar de campo profissional.
Diferentemente das graduações, que duram no mínimo quatro anos, os cursos técnicos duram no máximo dois anos. A carga horária tem aulas práticas e teóricas, que focam qualificar o aluno para o mercado de trabalho, e mostrar um diferencial no currículo.

É importante também, antes de escolher a escola que você pretende estudar, fazer uma visita. Por exemplo, se o seu sonho é fazer um curso técnico em enfermagem, farmácia, estética ou radiologia, é legal ver pessoalmente se a escola tem os laboratórios necessários para as aulas práticas. Se a escola também oferece estrutura para estudar nela, ou seja, salas equipadas, boa conexão de internet e laboratórios com computadores para pesquisas. Tudo isso faz parte da procura por uma boa escola técnica. Agora que você já sabe reconhecer as questões estruturais que são importantes para a sua formação vamos as dicas:

  1. Cerifique-se de que o curso de seu interesse seja reconhecido pelo MEC

Também existem outros fatores importantes, que você deve levar em compensação na sua procura, um deles é se certificar que a escola que você escolheu é devidamente reconhecida pelo MEC, o Ministério da Educação.
Mas, calma, não é exatamente ele que intercede pelo ensino técnico no Brasil. O MEC, tem um órgão específico para regularizar e fiscalizar as escolas técnicas e a qualidade de ensino dado, independentemente se são públicas ou privadas, esse trabalho é feito pelo Conselho Estadual de Educação. O MEC fornece um site onde você pode consultar escolas técnicas do país inteiro e se certificar que ela é reconhecida pelos órgãos de educação, ele se chama SISTEC (https://sistec.mec.gov.br), basta clicar nesse link, escolher o estado e a cidade, e ele mostrará todas as escolas técnicas reconhecidas.

2. No caso de cursos da Área de Saúde, questione a relação de hospitais conveniados para estágio

Se você sonha em fazer um curso técnico nas áreas da saúde, como enfermagem e radiologia, é importante que você saiba previamente se a instituição de ensino possui bons convênios com hospitais, postos de saúde, AMAs e casas de repouso para a realização dos estágios supervisionados. Os estágios, além de obrigatórios para essas áreas, muitas vezes agem também como facilitadores da inserção dos alunos ao mercado de trabalho. O estágio é importante para os alunos, por ser o primeiro contato com a rotina profissional, e para o “networking” próprio da área. A escola técnica que possui uma excelente rede conveniada para os campos de estágios favorecem a formação dos alunos e fornecem mais segurança para as atuações profissionais. Então, se o seu sonho é ser técnico em enfermagem ou em radiologia, preze por escolas que deem uma atenção especial nessa etapa tão importante da sua formação.Dê uma olhada na reputação da escola no Reclame Aqui

3. Dê uma olhada na reputação da escola no Reclame Aqui

Por último, mas não menos importante, no mundo moderno que vivemos, existem plataformas para sabermos as reputação das empresas, baseadas nas experiências de outras pessoas ou clientes e, com a educação não é diferente. Provavelmente, você já deve ter ouvido falar do site “reclame aqui”, mas, caso você não o conheça, ele é um site brasileiro onde as pessoas podem publicar suas experiências ou reclamações sobre qualquer empresa ou qualquer serviço que tenha falhado em algum momento.
Esse site também abre espaço para que as empresas entrem em contato com os clientes, e tentem resolver os problemas de forma rápida e efetiva. O reclame aqui, ranqueia as empresas de acordo com a reputação que elas tem com seus clientes, o que faz dele uma plataforma que ajuda na decisão de compra dos consumidores.

Antes de efetuar sua matrícula, busque no site Reclame Aqui a escola que você pretende iniciar sua jornada de estudos, quanto melhor for a sua reputação, melhor é o seu atendimento e prestação de serviços. Lembrando que há instituições de ensino que receberam ao longo da sua jornada um número tão baixo de reclamações que não possui ranking.

Essas são as nossas dicas para ajudar você que está com dúvidas para escolher a sua escola técnica para começar seus estudos. Nós, da ESSA oferecemos toda a estrutura que você precisará para estudar, laboratórios de informática para pesquisas, laboratórios para as atividades práticas e, para a galera da área da saúde, nossos cursos contam com uma excelente rede de hospitais conveniados para estágios, assim, você terá a certeza que na hora das suas atividades práticas e vivências em ambientes hospitalares, não terá nenhuma dor de cabeça.

Se você quiser saber mais sobre cursos técnicos, clica aqui: https://blog.essa.g12.br/2018/08/31/procurando-colocacao-no-mercado-de-trabalho-aposte-em-cursos-tecnicos/

Vem pra ESSA!

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.