Escolher uma profissão não é fácil, e não é uma decisão tomada da noite para o dia. Essa decisão envolve algumas questões importantes, como investimento e disponibilidade para se dedicar aos estudos. Porém, se pensar em alguma área que você realmente tenha interesse, a possibilidade de dar certo aumenta.

Atualmente, o país passa por um momento delicado de recessão econômica, o que leva a um quadro agravante de desemprego. Mas, algumas pessoas aproveitaram este momento difícil, para buscar um novo horizonte na vida. O desejo de se qualificar para conseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho, empreender ou aplicar em alguma atividade para ter uma renda extra é um objetivo.

Existem cursos profissionalizantes em várias áreas que buscam atender as diferentes demandas de mão de obra devidamente qualificada. Colocar em prática o que se aprende na sala de aula é muito importante, e por isso, a escolha pela escola e curso técnico são muito importantes;

A vantagem dos cursos profissionalizantes é que além de serem cursos rápidos, de no máximo 18 meses, esse tipo de formação foca no conhecimento prático, para que o estudante possa exercer sua nova profissão em um curto espaço de tempo. Na grande maioria dos cursos, não existem pré-requisitos.

Ainda tem dúvidas sobre se a formação técnica é a ideal para você? Confira a história de 3 pessoas que mudaram suas profissões a partir de um curso técnico!

Alexandre Sasaki, passou duas vezes no vestibular da USP, a Universidade de São Paulo, para só se encontrar profissionalmente depois. Indo ao oposto do comum, que geralmente as pessoas começam por uma formação técnica para depois irem à faculdade.

No início, começou o curso de Engenharia, mas não o concluiu por falta de afinidade, logo após, tentou educação física, e chegou a atuar com ginástica laboral, mas ainda assim, não havia se encontrado profissionalmente.

Insatisfeito, apostou em um curso técnico em informática, e para a sua surpresa, ele percebeu que já ganhava mais como um estagiário do que na antiga profissão de educador físico. Atualmente Alexandre é um programador pleno em uma startup e continua estudando sobre tecnologia, agora ele estuda sobre desenvolvimento de softwares.

Beth Viveiros mudou a sua vida com um hobby que se tornou profissão. Depois de 20 anos estudando engenharia, desenho industrial, artesanato, fotografia, design de interiores e secretariado. Em 2003, sofreu um drama familiar que abalou a sua percepção de realização profissional, até então, ela havia passado por diversas áreas sem acreditar que era possível conciliar trabalho e prazer.

Em 2014 Beth resolveu investir em algo novo na sua vida, fez cursos técnicos de culinária e confeitaria, aprimorando a sua capacidade de fazer belos bolos e pães, profissionalizou o seu hobby. Com os seus estudos, abriu a sua padaria artesanal, a Beth Bakery, fazendo entrega de pães e doces em casa, viu seus negócios ficarem maiores do que o sonhado.

Em 2015, estava trabalhando sozinha, em casa, já em 2016, com o aumento da produção, convenceu seu marido a deixar o seu emprego e se unir a ela no projeto de aumentar a padaria. Por fim, a clientela só aumentou e a produção, cresceu! A Beth Bakery fechou o ano com uma equipe comprometida e a certeza de estar no melhor caminho.

Jackson Neves, se apaixonou pela tecnologia e se tornou um empresário bem-sucedido!
Ainda jovem, Jackson se encantou pela tecnologia e investiu nela como caminho profissional. Começando com um curso técnico, começou sua saga profissional montando computadores, se desenvolveu e se encantou cada vez mais pela área.

Jackson é um exemplo dos profissionais de sucesso, que estudam, se dedicam e se mantem focados nos seus objetivos. Após o curso técnico, ele cursou a faculdade, se tornou professor e, adquiriu uma franquia de escolas de cursos profissionalizantes aos 24 anos.
Hoje, aos 31 anos, Jackson já possui duas franquias e seus planos de expandir não param, seu tino empreendedor percebeu que este é um mercado aquecido.

Essas são apenas algumas de várias histórias de sucesso e realização profissional. Todas elas começam pela decisão de investir em uma educação profissionalizante de qualidade, e muita dedicação.

A ESSA oferece mais de 10 cursos técnicos nas áreas de saúde, tecnologia e gestão para capacitar cada vez mais pessoas para o mercado de trabalho, que nunca para.


Conheça nossos cursos e unidades e faça a melhor escolha para o seu futuro, venha estudar conosco.

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.