Curso Técnico ou Faculdade? Qual escolher?

Ao pensar no primeiro passo em direção ao futuro profissional, frequentemente encaramos a dúvida: Curso Técnico ou Faculdade? Qual caminho escolher?

No Brasil, diferente de outros países da Europa e Estados Unidos, muitas vezes temos a crença de que o diploma superior é o único caminho que leva a um bom salário e reconhecimento. Mas não é bem assim! De curta duração e valores muito mais acessíveis, os cursos técnicos garantem rápida entrada no mercado de trabalho.

Na Alemanha, por exemplo, a formação técnica é muito valorizada, tanto que em determinadas profissões, muitas pessoas com diploma superior acabam fazendo uma formação técnica para garantir sua entrada no mercado de trabalho de forma rápida, como o desejado.

Mas vamos lá! Vamos falar das características da formação técnica no Brasil!

Primeiramente, é importante reforçar a ampla gama de Cursos Técnicos disponíveis nas diversas áreas, como Saúde (Enfermagem, Radiologia, Estética, entre outros), Administração, Contabilidade, Informática e diversos outros campos, em função de seu interesse. Assim, o primeiro passo é definir em qual área você gostaria de atuar e pesquisar o curso sob medida para você.

É importante também ressaltar que o Curso Técnico custa em média, menos da metade do valor de uma mensalidade da graduação, sem considerar ainda que com aulas presenciais e EAD, você não precisa ir à escola todos os dias da semana, resultando em maior flexibilidade e redução de custos em transporte e alimentação.

Em grande parte dos cursos técnicos, o aluno, além das aulas práticas, realiza muitas vezes estágio remunerado ou não, o que faz com que o profissional ingresse na empresa bastante preparado para “colocar a mão na massa”, aumentando em muito a sua empregabilidade.

O curso técnico pode ser um trampolim para a faculdade também! Já trabalhando e ganhando dinheiro, você poderá optar por uma graduação com muito mais segurança da área que escolheu e o melhor, pagando as mensalidades tranquilamente com seu salário!

E a melhor notícia de todas, você pode aproveitar sua formação técnica para reduzir o tempo do seu curso superior, na maioria dos casos!

Então vamos lá! Essa é a hora de mudar sua vida e dar o primeiro passo rumo ao seu futuro profissional de sucesso!

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.