Em um mundo globalizado, as informações se tornaram uma grande roda capaz de movimentar a economia, gerar empregos, desenvolver pesquisas cientificas, produzir soluções ambientais ou até mesmo alterar o contexto social dos indivíduos.

Com o advento da informática, as informações se tornaram de fácil acesso a todos. Hoje em dia, é muito comum as pessoas interagirem com a rede mundial dos computadores a fim de trocar informações, publicar ideias e gerar conteúdo. Apesar desta grande facilidade para gerar ou acessar informações, esta nova tecnologia também possibilitou uma série de malefícios no quesito segurança. Os maiores problemas enfrentados pelas empresas estão diretamente relacionados ao roubo de informações, perfis falsos, roubos de senhas, golpes de cartões, quedas de sites, entre outros.

Apesar de todas as precauções que envolvem a segurança da informação, ainda é possível encontrar falhas que deixam os sistemas vulneráveis a ataques. Por esse motivo, foram desenvolvidos diversos protocolos e normativas, a fim de amenizar os riscos que as instituições ou indivíduos podem sofrer pelo roubo de informações, acessos indevidos ou destruição de arquivos.

Compreende-se que segurança da informação são protocolos, princípios, técnicas, normas e regras que procuram garantir um melhor nível de confiabilidade das informações. Estas normativas se fizeram necessárias devido à intensa troca de informações entre as pessoas, utilizando redes de computadores e internet com as mais variadas informações e principalmente pela vulnerabilidade e falhas dos sistemas.

A segurança da informação não está restrita somente a sistemas informatizados, informações digitais ou sistemas de armazenamento. O conceito se aplica a todos os aspectos de proteção de informações e dados (físicas ou lógicas). O conceito de segurança está diretamente relacionado com preservação e bom uso da informação, incluindo não apenas a segurança dos dados e informação, mas a estrutura sistêmica de empresas e negócios.

Quer saber mais sobre esse assunto? Conheça nossa Curso Técnico em Informática!

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.