Você alguma vez já se perguntou se estava na profissão certa? Se não, algum dia certamente irá se perguntar.

A escolha da carreira e as possibilidades de sucesso são temas cruciais, principalmente para os mais jovens. Dentre tantas opções e perspectivas, a escolha de uma profissão vai muito além da remuneração que esta trará! As pessoas procuram algo em que elas possam depositar dedicação e esforço para se sentirem realizadas.

Segundo o INEP, quase 56% dos alunos que ingressam na formação superior não se formaram com os colegas do curso no qual se matricularam, sendo uma das principais causas, a falta de identificação com o curso ou profissão escolhida.

Pensando nisso, nós da ESSA elaboramos algumas dicas para te ajudar a fazer uma escolha mais assertiva.

1º Pense no que você gosta

O primeiro passo é fazer um exercício de autoconhecimento! Você gosta de trabalhar em grupo ou prefere um trabalho mais individual? Quais eram suas matérias preferidas na escola? Exatas ou Humanas?  Você gostaria de trabalhar cuidando dos outros? Desenvolvendo projetos? Com tecnologia? Enfim, pense um pouco em como imagina o profissional que gostaria de ser.

2º – Procure saber mais sobre as Profissões e Carreiras que te interessam

Saber sobre a profissão, a área de atuação e as atividades cotidianas é essencial para você entender, por completo, se a área se encaixa no seu perfil. Portanto, pesquise sobre a profissão, as atividades do dia-a-dia, as perspectivas de crescimento, a remuneração e todos os seus pontos positivos e negativos.

3º – Converse com profissionais da área.

Busque conversar com profissionais atuantes na área que você escolheu. Selecione, de preferência, conhecidos que poderão te contar como é o trabalho no dia-a-dia, incluindo seus problemas e frustrações. Conhecendo uma visão realista, fica muito mais fácil colocar na balança os prós e contras da sua escolha.

4º – Faça uma orientação Profissional.

Às vezes somente as nossas reflexões não são o bastante, saber que você precisa de ajuda nesse momento é tão importante como a escolha final, e não há qualquer constrangimento nisso! Há profissionais especializados nessa prática denominada como Orientação profissional. Eles estão aptos a aplicar diversos testes que levam a algumas opções de cursos e profissões. Assim, você esclarece suas dúvidas e quem sabe conhece algo totalmente novo que você sequer cogitou. Vale a pena a tentativa!

5º Busque as opções de cursos disponíveis

Busque uma instituição com cursos regulamentados pelo Ministério da Educação e avalie a oferta de cursos de seu interesse. Analise a grade curricular e não deixe de conhecer a estrutura física. Se quiser saber mais detalhes, peça para conversar com o coordenador do curso e, não menos importante, analise a questão do estágio e os custos do seu curso, certificando-se de que eles não variem ao longo do tempo.

Apesar de ser algo que você vai levar consigo durante boa parte da vida, não há porque ter pressa. Essa decisão leva tempo e muita reflexão. Em muitos casos, as pessoas abandonam uma carreira já formada por sentirem que não estavam no lugar certo, por isso não se deixe levar por opções de terceiros ou escolhas apressadas, não vale a pena perder tempo fazendo um curso do qual você não gosta.

A ESSA espera tê-lo ajudado a traçar o seu caminho neste novo horizonte e, claro, depois de ter tomado a sua decisão não deixe de conferir os cursos técnicos da ESSA. Dentro da variedade das profissões técnicas e suas diversas áreas de atuação você vai encontrar aquela que mais combina com você!

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.