Prof. Esp. Luis Fernando dos Santos Pires

Já parou para olhar em volta como a tecnologia tem evoluído nos últimos anos? Hoje estamos em um momento em que a informação nunca foi tão acessível. Podemos perceber que a comunicação está evoluindo em uma velocidade assustadora, são várias as tecnologias que estão ganhando espaço em empresas e aos poucos acabam entrando em nossos lares de alguma maneira.

Ouvimos falar sobre tecnologias que nunca antes foram tão oportunas e que já estão mudando a forma que as pessoas se comunicam, entre elas destacamos: Internet 5G, Inteligência Artificial, Internet of Things (IoT), Cloud Computing, Aplicativos Mobiles, Big data, Machine Learning entre outras.  

São recursos e ferramentas que estão permitindo não somente integrar equipamentos e recursos aos sistemas tecnológicos das empresas, mas também permitindo facilidades e análises de dados constante das pessoas, e consequentemente melhor direcionamento para atender às necessidades que, muitas vezes, não vemos como natural.

Com todo esse avanço, a Educação para o nível técnico também está mudando. A inserção de recursos como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), por exemplo, são provas de que é possível tornar a educação democrática e acessível por preços mais baixos, trazendo comodidade e reduzindo a carga horária presencial. A plataforma EAD é prova de que é possível transformar uma abordagem estruturada em itens diferenciados, permitindo que o conteúdo seja construído em etapas, proporcionando experiências aos alunos e professores.

Além do popular EAD, hoje temos acesso à internet disponível na maioria das instituições de ensino, o que permite que o aluno consulte materiais na hora, sem precisar se deslocar a laboratórios de informática. Também temos à disposição diversos aplicativos educacionais, plataformas de estudo, treinamentos online ou até mesmo treinamentos por aplicativos, o que tem sido um reforço importante para o aprendizado.

Antigamente, éramos reféns de livros ou jornais. Quem não se lembra das longas horas de leituras em bibliotecas? Tudo isso agora é passado, temos que agarrar as oportunidades que o mundo conectado nos traz no aprendizado de nível técnico.

Entendendo esse contexto, as escolas estão mudando sua metodologia para adaptar as tecnologias emergentes, e as abordagens mais eficientes, para tornar os conteúdos cada vez mais práticos e interessantes, e foi assim que surgiu um novo conceito: a metodologia ativa.

As metodologias ativas estão cada vez mais presentes no formato de educação que estamos almejando como padrão de excelência. Este movimento educacional tem como objetivo tornar o aluno protagonista de seu caminhar pedagógico, sendo que o discente terá oportunidade de desenvolver competências e habilidades dentro deste percurso. Neste caso, o professor tem o papel de facilitador deste processo, promovendo oportunidades para que o aluno possa construir seu conhecimento e desta forma tenha oportunidade de aplicar de forma prática os conhecimentos e habilidade conquistados nas disciplinas abordadas. Este padrão de educação visa trazer a realidade de mercado, envolvendo o aluno com subsídios teórico e práticos. 

A ESSA é uma escola à frente do seu tempo, e tem buscado capacitar seu corpo docente e prepará-lo para esta realidade, integrando o que há de mais moderno em tecnologia com uma abordagem metodológica rica em diferenciais, para permitir que você trilhe sua jornada no curso técnico de forma mais agradável e prática. Ficou interessado? Procure uma de nossas unidades e venha fazer parte dessa grande família.

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.