Não é surpresa para ninguém que criar filhos é um ato de amor que envolve apoio nas mais diversas situações. Dentre essa infinidade de atribuições, podemos dizer que muitos pais são grandes mestres conselheiros e professores, agindo como verdadeiras bússolas para aqueles que ainda estão crescendo e possuem dúvidas de como agir e o que fazer. Apoiar os filhos na escolha de uma profissão não é exceção.
Como mentores, os pais se preocupam e tomam várias medidas quando chega este momento decisivo, mas é preciso agir com sabedoria! Esta é uma fase de transição e amadurecimento para seu filho, apoiá-lo é completamente natural e o mais aconselhável a se fazer, mas é preciso certa moderação. Pressionar sua decisão pode deixá-lo ainda mais confuso e desorientado.


Pensando nisso, a ESSA separou algumas dicas interessantes para os pais coruja de plantão:

  1. Ajude seu filho a praticar um pouco de autoconhecimento, estudar um pouco sobre sua vida para que ele possa tomar suas decisões. Ajude-o a refletir sobre essas questões, facilitando a maneira como ele olha para o futuro, incluindo a sua profissão.
  2. Estimule seu filho a estudar sobre as profissões e as áreas do conhecimento. Escolher a profissão não é uma tarefa simples, requer muita reflexão, cada passo deve ser feito com cuidado. Convide seu filho a estudar um pouco sobre as diversas profissões do mercado e participe ativamente desse processo. Dessa maneira, ele certamente se sentirá mais seguro.
  3. Respeite e Apoie a decisão dele!
    Pronto, o seu filho conseguiu, escolheu o que realmente deseja seguir, mas de alguma maneira você como pai está um pouco inquieto e com receio. Entendemos que há diversos fatores que compõem essa decisão, tais como remuneração e realização profissional e vocação, mas independente da inclinação que o pai tenha, ele deve sempre respeitar a escolha final de seu filho.
  4. Incentive a autonomia e independência
    Atribua tarefas simples ao seu filho, como fazer compras ou utilizar o transporte público. Assim, você cria um censo de responsabilidade, contribuindo com seu amadurecimento, e claro com suas decisões.

Com estas dicas breves esperamos auxiliar os pais nesta passagem que os filhos enfrentam, levando alguns conceitos importantes como a independência, o autoconhecimento e o apoio emocional.
É importante também mostrar instituições que possam oferecer tudo que o seu filho deve levar para o mercado de trabalho. A ESSA oferece diversos cursos técnicos e o necessário para formar um profissional de primeira! Venha nos conhecer !

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.