Você escolheu a carreira perfeita para você e ingressou no curso dos seus sonhos….mas e agora? Chegou o momento em que você precisa colocar em prática o que aprendeu, e finalmente ingressar no mercado de trabalho! Tudo começa pela elaboração do seu currículo! Parece simples, porém, muitas vezes, pequenos erros neste documento podem atrapalhar um convite para uma entrevista. Por isso, separamos um texto especial dedicado a te auxiliar na formatação de um currículo campeão! Confira:

  • Procure uma vaga adequada ao seu perfil!

Graças à sua formação na ESSA, você já possui o conhecimento para dar os primeiros passos na sua jornada profissional, isto é, ser selecionado e participar de processos seletivos. O desejo de muitos que acabaram de terminar o curso é ingressar imediatamente no mercado de trabalho, mas é importante estar atento. Para que o seu currículo esteja entre os escolhidos é preciso que ele atenda às necessidades do recrutador, despertando o seu interesse! Nem sempre aquele currículo abarrotado de experiências e conhecimentos é o mais adequado para a vaga. Identificar se a vaga se encaixa no seu perfil é a primeira dica que separamos. Se você é iniciante com pouca bagagem, procure vagas que possuam um ambiente de aprendizagem e com menos exigências.

  • Formação Profissional

Em muitos casos os avaliadores usam critérios compostos pelo C.H.A (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) para medir a competência dos candidatos. Assim, destaque seus  conhecimentos, informando a instituição em que você se formou, data de início e término, assim como atividades complementares, cursos livres, palestras e workshops. Discorra, também,  sobre suas habilidades (o que sabe fazer) e sua atitude (querer fazer)!

  • Tenha em mente seu Objetivo profissional

Redigir o seu currículo não é somente contar o que você vivenciou, onde estudou e suas habilidades e atitudes. Para que você tenha um aproveitamento durante a triagem de currículos, é preciso ter em mente o que você pretende profissionalmente. Acredite, ter esta resposta em mente vai facilitar todo o processo. Busque ter seus objetivos claros para que o recrutador assimile bem o seu perfil, encaminhando você para a vaga mais adequada na organização.

  • Faça e destaque o seu programa de estágio!

Estágios são uma parte fundamental no aprendizado e desenvolvimento de estudantes. Durante o período que você está estudando, é muito importante você buscar atividades que te aproximem do mercado de trabalho e tirar o máximo de proveito delas. Alguns cursos técnicos possuem o estágio obrigatório, e isto é extremamente vantajoso para a sua qualificação. No seu currículo, procure destacar o local em que você estagiou, citando suas atividades e, se possível, a referência do seu supervisor.

  • Seja Claro e pontual!

Como citamos anteriormente, nem sempre o currículo com mais páginas é o mais interessante. É fundamental,  se policiar para manter o conteúdo enxuto e assertivo, destacando ao máximo suas competências.

Com estas breves dicas esperamos tê-lo auxiliado no primeiro passo para construir sua trajetória profissional. Sabemos que a criação de um currículo é apenas uma parte do processo seletivo, mas que não deve ser menosprezada. A ESSA busca sempre preparar os alunos com uma formação completa e eficiente para o mercado de trabalho! Fique ligado nestas dicas e boa sorte!

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.