Aposto que você desconhece ou sabe muito pouco sobre a área da Farmácia, mas, você sabia que o brasil é o sexto maior consumidor do mercado farmacêutico? Só com esta informação é possível ver o potencial que este mercado gigantesco está atingindo. Com o consumo em alta, as empresas investem cada vez mais em inovação e novas abordagens, e é claro que é preciso de muita mão de obra qualificada para dar conta disso. Hoje vamos dar a você um vislumbre de como funciona a profissão de um técnico em Farmácia, desmitificando alguns mitos e mostrando porque esta pode ser uma oportunidade para sua colocação ou recolocação no mercado profissional.

A palavra farmácia vem do grego pharmakôn, que curiosamente significa remédio e veneno ao mesmo tempo, isto se deve principalmente pela farmácia lidar com a manipulação de reagentes químicos desenvolvendo remédios e muitos produtos que temos contato em nosso dia-a-dia, tais como perfumes e cosméticos dos mais diversos. Antigamente, essa prática era vista como prejudicial ou mesmo ameaçadora, algo pejorativo na sociedade. Mas, o desenvolver dessas práticas permitiu muitos de nossos avanços, como a vacina que conhecemos hoje, que salvou milhares de vidas! Graças a isso, hoje a profissão é vista como grande aliada no combate de doenças.

Há o censo comum de que o farmacêutico está preso à farmácias e farmácias de manipulação, que sua função será exclusivamente trabalhar com remédios, mas isso não é verdade. O Mercado não é nem um pouco restrito e oferece uma ampla gama de possibilidades. Um profissional técnico pode, por exemplo, trabalhar em indústrias de cosméticos e produtos para limpeza. Há também profissionais que usam seus conhecimentos para a área de alimentos, e se você tem aptidão para a área da saúde suas opções crescem ainda mais! Você pode trabalhar em laboratórios para análise clínica, farmácias e até mesmo em UBSs.

O técnico em farmácia atua principalmente sob a supervisão de um farmacêutico e é responsável por atividades como manipulação, controle de qualidade de medicamentos e cosméticos, auxilio na produção, controle e logística de produtos e dosagem de medicamentos em farmácias. Ainda há aqueles que gostam de criar e inventar e, para estes, o campo da pesquisa e desenvolvimento em farmácia é uma área que proporciona inúmeras inovações e soluções em medicamentos. Assim, se você gosta de estar na linha de frente dos novos conhecimentos e participar das mais modernas atividades de medicamentos, esta é a área para você!

Gostou de saber um pouco mais sobre a farmácia? Na ESSA possibilitamos um ambiente de aprendizado estruturado para o seu completo aproveitamento. Se você acredita que a área da farmácia é a ideal para você, não perca tempo, clique aqui e saiba mais sobre o nosso curso e didática.

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.