Nós, da ESSA, sabemos que as coisas podem ficar complicadas, muitas vezes, dificultando a continuidade do seu curso. Mas, estamos aqui para te dar aquela força! Pensando nos principais motivos que levam nossos alunos a desistir do seu futuro profissional, buscamos algumas dicas que te possibilitarão olhar mais longe e passar por problemas momentâneos de forma mais equilibrada e sem abrir mão de seus sonhos.

Trabalho x Estudo

Sabemos que conciliar trabalho e estudo é cansativo e requer dedicação e afinco. Mas calma, você não está sozinho nessa! Separamos algumas dicas que vão facilitar a rotina do seu dia-a-dia.

  • Monte um Cronograma!

Organização é fundamental para o desenvolvimento de qualquer estudante, principalmente se você já está no mercado de trabalho. Mantenha sua rotina dentro de um cronograma de horários, separe suas tarefas diárias de acordo com a prioridade do momento, permaneça focado e respeite as regras impostas no cronograma! Se você seguir corretamente seus horários e respeitar sua vontade, certamente estará um passo mais próximo da sua formação.

  • Adapte algumas de suas tarefas do dia-a-dia

Como mencionamos anteriormente, nem todo planejamento seguirá perfeitamente! Contratempos podem ocorrer e desordenar seus afazeres, por isso é muito importante improvisar e se adaptar para não se perder! A ajuda de um amigo ou familiar pode vir a calhar e o que não for prioritário pode ser adiado ou descartado!

  • Tire o máximo de proveito do seu tempo livre!

Com um cronograma de atividades estabelecido, você certamente terá mais controle sobre sua rotina. Mantenha o foco e disciplina nas suas atividades e não deixe de planejar seu tempo livre. Planejando seu tempo livre com atividades prazerosas, você não perde tempo pensando em o que fazer e volta muito mais disposto para seu trabalho e estudos.

  • Monte grupos de estudos com seus colegas!

Estudar em grupo pode ser prazeroso e divertido! É uma excelente forma de conciliar prazer e conhecimento e de quebra você ainda tira dúvidas e ajuda seus colegas.

  • Aproveite ao máximo as aulas

Tirando todo o proveito dos conhecimentos passados em aula, fica muito mais fácil se preparar para as provas e atividades.

  • Aproveite as atividades EAD

O EAD revolucionou a maneira de estudar, dando aquela “mãozinha” para quem sofre com a escassez de horários. É muito interessante você buscar instituições que possuem esse tipo de cultura. A ESSA, por exemplo, oferece apenas três aulas semanais e atividades na central do aluno, que podem ser realizadas no conforto de sua casa! Uma excelente forma de aliar qualidade de vida, tempo com a família e economia em transporte e refeições.

Controle suas Contas

Mantenha suas contas sob controle para não se enrolar! Talvez, você tenha que cortar alguma despesa para que seu curso caiba no seu orçamento. Mas, calma! Tenha em mente que o curso tem começo, meio e final e que este investimento será por um tempo determinado. Certamente, ao final, sua nova carreira te proporcionará uma renda ainda melhor e terá valido muito à pena!  Se enrolou? Não desista! Procure nosso Departamento Financeiro que está à disposição para ajudá-lo a não abrir mão dos seus sonhos!

  • Faça orçamentos mensalmente

Acredite, algumas planilhas podem poupar sua desistência. É essencial se planejar durante todo o seu curso, aquele dinheiro que sempre faltava no final do mês pode sobrar se você souber o que está fazendo com o seu dinheiro. Administrar sua situação financeira além de benéfico pode trazer novas perspectivas e encurtar a distância dos seus objetivos.

  • Busque renda extra!

Essa dica é muito comum, porém subestimada. Há muito potencial em uma atividade que gere renda adicional, isso pode te mover para além dos objetivos iniciais. Você pode desenvolver esta atividade de diversas maneiras, como vendas de produtos ou mesmo serviços!

Com estas dicas buscamos demonstrar que há soluções para muitos dos problemas dos estudantes, e por mais complicado que possa parecer, é importante manter-se firme e seguir adiante nos seus objetivos e sonhos. Triunfe e supere as dificuldades impostas!

Escrito por Equipe Editorial ESSA

1 comentário

  1. Amo o curso técnico de Estética não sábia muito oq ira estética ate entra na Essa
    A escola tem ótimos professores q estão sempre desposto a nos ajuda adoro a ESSA

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.