As massagens corporais são uma atividade antiga. Algumas cerâmicas e pinturas orientais remetem a mais de 5.000 anos de existência deste cuidado com o corpo. Nessa época, a prática era tida como um tratamento medicinal e até mesmo terapêutico. Os gregos, por exemplo, valorizavam muito as massagens nos cuidados de atletas e esportistas, e o procedimento era visto como uma preparação para a musculatura. Com a modernização da Medicina, a massagem ganhou ainda mais visibilidade e credibilidade. Artigos médicos apresentavam as técnicas como uma “Ginástica Médica”, sendo de grande vantagem para os cuidados com o paciente, proporcionando o aprofundamento das técnicas e o surgimento de alguns tratamentos modernos complementares, como a Acupuntura.

Atualmente, as massagens são vistas como uma prática principalmente estética, mas vale lembrar que a atividade ainda é fundamental e importante para tratamentos terapêuticos ligados a diversas finalidades. Não é à toa, que hoje as clínicas estéticas estão cada vez mais especializadas e em busca de profissionais capazes de aplicar variadas técnicas. Hoje, vamos nos aprofundar um pouco sobre alguns tipos e quais benefícios eles podem proporcionar.

  1. Massagem com pedras quentes

O uso de pedras aquecidas, na aplicação da massagem, proporciona o alívio de tensões e dores, além de melhorar o fluxo sanguíneo do paciente. Ela é realizada pelo massagista , através do posicionamento das pedras nas áreas desejadas, juntamente com a aplicação de uma leve pressão. Esta massagem costuma ser feita em noventa minutos.

  • Massagem Esportiva

Como mencionamos anteriormente, a massagem sempre foi de grande ajuda para atletas e hoje há massagens específicas para os assíduos em atividades físicas. Esse tipo de massagem é principalmente voltado para o tratamento e prevenção de lesões, além de melhorar a flexibilidade e desempenho físico. Esta massagem deve ser realizada evidenciando as partes mais atingidas pelos movimentos repetitivos, através da alternância de pressão com movimentos suaves.

  • Reflexologia

A Reflexologia é uma técnica de massagem utilizada principalmente para o relaxamento e harmonização do corpo, além de ser uma ótima alternativa para quem não se sente à vontade com toques no corpo inteiro, já que o método é focado em técnicas de pressão apenas em pontos dos pés, mãos e orelhas. Dura, em média, de 30 a 60 minutos.

  • Drenagem Linfática

A técnica da Drenagem Linfática é realizada através de movimentos suaves, com pressão em bracelete, visando estimular o sistema linfático. Esta massagem é de grande ajuda na eliminação de líquidos retidos, melhorando o fluxo sanguíneo, além de combater a formação de celulite e proporcionar relaxamento corporal. Para que este tratamento apresente resultados, é ideal uma frequência semanal, acompanhada de dieta e atividades físicas regulares.

  • Shiatsu

Esta é, sem dúvidas, uma das mais antigas e conhecidas técnicas. Com origem Oriental, esse método se baseia em pressões com as pontas dos dedos em regiões onde há tensão ou dor, facilitando a circulação sanguínea e estimulando o relaxamento muscular. O Shiatsu também é altamente recomendado para aqueles que sofrem de problemas emocionais e psicossomáticos, como o estresse e a ansiedade, sendo um grande assistente na melhora da qualidade de vida e bem-estar.

As massagens no geral são grandes aliadas na promoção do bem-estar, amenizando as tensões diárias e revitalizando todo o corpo. Se você tem curiosidade no tema, conheça um pouco sobre o nosso curso  Técnico em Estética, nele você consegue se capacitar em algumas das principais técnicas, além da possibilidade de exercer a profissão nas principais clínicas e SPAs do país. 

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.