Não é segredo para ninguém que a Enfermagem é vista muitas vezes como uma luz para muitos pacientes e pessoas debilitadas, principalmente pelos cuidados que eles empregam, unidos de empatia e gestos solidários. Claro que estas características são velhas conhecidas dessa profissão que não cansamos de falar, mas será que o cuidado com a saúde e bem-estar chega para estes queridos profissionais?

Nesse momento talvez você tenha parado para se perguntar: Quem cuida de quem cuida?
Essa é uma velha pergunta que vale a reflexão e quando paramos para pensar realmente não é algo simples de se ver, afinal esses profissionais que no dia-a-dia se dedicam a cuidar da vida das outras pessoas acabam por muitas vezes negligenciando a sua própria, culminando em diversos problemas sociais, emocionais e psicológicos.

A chamada Síndrome de Burnout é a representação do que ocorre em casos como este. Ela é caracterizada principalmente pelo extremo esgotamento físico e mental, muitas vezes atribuídos à prática profissional e, apesar de não ser exclusiva para os Profissionais da saúde, estes são as suas principais vítimas. Se não receber tratamento adequado, o quadro pode até mesmo se agravar para Depressão profunda ou mesmo distúrbios gastrointestinais.

Vale lembrar que todo o ambiente fomentado pela atual crise de saúde também elevou o risco do Burnout, e não é difícil imaginar o porquê: Longas horas de expediente nos corredores dos hospitais unidos de ausência de sono, má alimentação e altos níveis de pressão e ansiedade. Alguns destes profissionais relutam em pedir ajuda ou não sabem qual é o momento em que você precisa acionar o freio, outros acabam abusando de medicamentos ou utilizam medidas paliativas para tentar postergar ou ignorar o real problema.

Nós da ESSA queremos ajudar vocês a se cuidarem e assim cuidar dos outros, por isso separamos algumas dicas que podem ser úteis para manter a sua Saúde em dia!

  • Sempre descanse entre os turnos!

Sim, sabemos que vocês estão dando um duro para salvar vidas durante a pandemia, mas todo e qualquer descanso pode ser precioso nesse momento! Saber pausar pode manter você ativo por mais tempo e claro, mais saudável e disposto! Longos turnos exigem então que você sempre pause de vez em quando para tomar uma água ou descansar.

  • Mantenha uma boa alimentação!

O nosso corpo é reflexo de muito do que ingerimos, então claro que isso também serve para o nosso bem-estar! Sempre leve um lanche saudável e tente ao máximo manter as suas refeições diárias, isso unido do descanso vai te fortalecer e ajudar a manter o ritmo no plantão.

  • Evite Álcool, tabaco e açúcar.

Sabemos muito bem que estes são recursos usados para descontar o que você sofreu durante o dia, mas isso acaba por fazer o efeito oposto, agravando em muito a sua condição física e mental.

  • Procure ajuda sempre que precisar!

Não há nada de errado em pedir ajuda, muito pelo contrário! Toda ajuda que você receber é gratificante e muito acolhedor em momentos difíceis, não tente se passar como invencível pois você não é!

Ao mesmo tempo que admiramos a força e a resiliência que esse ofício exige, também precisamos nos atentar que acima de tudo os Enfermeiros também são pessoas comuns e também merecem a devida atenção para os cuidados da sua própria saúde. A pandemia que vivemos deve ser também um momento de conscientização da saúde daqueles que cuidam da nossa saúde!

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.