Pode até parecer uma comparação mirabolante, mas acredite, há muito mais similaridades entre o alpinismo e o desenvolvimento de uma carreira profissional do que parece. Como em uma escalada na montanha, um profissional que almeja uma carreira está se esforçando ao máximo para alcançar um novo degrau, em constante evolução de aprendizados e conhecimento, mesmo enfrentando inúmeras dificuldades e desafios. Mas, não é só no percurso que podemos fazer o comparativo.

O Professor de Administração da Wharton School, nos Estados Unidos, e ávido montanhista, o autor Christopher I. Maxwell detalha no livro Lead Like a Guide (“Lidere como um guia”, inédito no Brasil) as características fundamentais dos guias de expedição, aplicáveis à gestão e liderança nos negócios. Confira:

–  Além da empatia, ou inteligência emocional, os guias são mestres na arte da inteligência “social”, a de estabelecer rapidamente uma forte relação com o guiado, que não sofre abalos mesmo  sob a pressão extrema do percurso.

–  A maleabilidade, ou a capacidade de mudar o estilo de liderança de acordo com as circunstâncias no alto da montanha. A hora de ensinar o guiado é no chalé. Na escalada, o estilo predominante é o de “coach” – de instrutor. Ordens só são dadas em momentos de perigo. “Por exemplo, ficar dizendo ‘faça assim, faça assado’ não vai funcionar. O guiado deixará de prestar atenção ao guia”, diz o autor.

– A  confiança, não apenas no  guia, mas também dos guiados em si mesmos.

– Finalmente, a capacidade de enxergar o quadro geral. Na altitude de 8 mil metros (conhecida como “zona da morte” no montanhismo), o quarto atributo – enxergar o quadro geral, e não só o particular – é o que distingue os guias extraordinários dos medíocres. “Eles têm este maravilhoso equilíbrio, de estar constantemente alerta ao risco, mas não ser avesso a ele. Afinal, onde não há risco, não é necessário estabelecer confiança, não é mesmo?”, conclui Maxwell.

O que queremos dizer com isso?

Ao pensar em sua formação profissional e carreira, é fundamental que você conte com um bom guia! Um guia em que você confie e que possa te levar a níveis cada vez mais alto, superando continuamente seus próprios limites!

Gostou dessa história? Então, se inspire a conquistar novas montanhas! Conte com a ESSA para ser o seu guia e ajudá-lo a cada nova etapa do seu sucesso profissional. Confira a nossa página cursos de técnicos e aproveite as nossas condições comerciais!

Até Breve!

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.