Um novo começo, novas oportunidades, nova vida. Quem nunca ouviu alguma dessas frases e ficou com alguns pensamentos pairando sobre a cabeça? A ideia da mudança e a perspectiva por algo totalmente novo e, principalmente positivo, é fascinante. Esse tipo de ideia move e atrai milhares de trabalhadores que em algum momento tiveram um estalo: “Não estou satisfeito com a minha situação atual”.

Se você faz parte desse grupo, então saiba que você não é um estranho no ninho. Um estudo recente¹ apontou que 63% dos profissionais já tiveram uma mudança de carreira e 48% pretendem realizar uma mudança em pouco tempo, isso indica claramente que sim, atualmente não é apenas possível realizar a transição como já é uma realidade.

Entretanto, como muito do que enfrentamos, uma reviravolta não é uma tarefa tão simples. Para torná-la possível é necessário muita reflexão, um longo planejamento além, é claro, de muita garra e esforço. Hoje vamos separar algumas dicas para ajudar você a enfrentar essa transição, deixando de lado os receios e medos que possam aparecer no trajeto.

1.      Planejamento

Vamos combinar: Por mais que essa expectativa te deixe ansioso e muito empolgado para colocá-la prática, não dá para meter os pés pelas mãos. Entendemos que você tem os seus motivos e uma grande vontade de realizar os sonhos de uma vez, mas antes de partir para a ação é preciso tomar algumas medidas e nisso um bom planejamento pode cair bem!  Separe, em passos, as ações para tornar a mudança menos brusca. Ex.: 1. Converse com familiares e pessoas próximas. 2. Tenha uma reserva financeira. 3. Procure capacitação.

2.      Desenvolva e Aprimore o seu Networking!

Uma ótima maneira de tornar as oportunidades mais acessíveis é justamente conhecendo quem pode te dar uma mãozinha. Converse com as pessoas do seu meio atual e procure novas conexões da área que você se interessa! Novas pessoas ou mesmo velhos conhecidos podem te proporcionar uma nova visão e também abrir portas.

3.       Converse e Busque inspirações!

Eu sei, já falamos sobre as conexões e a importância de trabalhar o seu social, mas ainda precisávamos de um item em específico sobre isso. A mudança por si só já é uma atividade incomum, por isso é completamente natural nos acomodarmos e dificultarmos a nossa própria expectativa, ainda mais sem uma motivação forte. Uma boa saída desse loop é procurar quem tem uma história de carreira semelhante ou quem te inspira a seguir o seu sonho!

4.      Busque uma nova capacitação profissional!

O ponto de virada que diferencia um simples desejo de um novo profissional é justamente a ação de começar de novo. Calma, não estamos dizendo que você está zerado e que deu um reset na sua vida, mas não dá para dizer que isso será possível sem uma nova capacitação. Isso quer dizer: Novos cursos, novos aprendizados, uma nova formação!  Uma ótima pedida pode ser um Curso Técnico, por sua velocidade de formação e justamente um aprendizado mão na massa, sem enrolação!

5.      Faça uma reserva financeira!

Junte as moedinhas ao final de cada mês, e tenha paciência para montar uma boa reserva. Organizar as finanças não somente vai te dar mais estabilidade, como tornar os seus objetivos mais próximos, afinal, sabemos que durante algumas etapas será necessário investimento.

Mais importante que a própria mudança, é ter a certeza que você está perseguindo um objetivo que vai, de fato, engradecer a sua vida e a sua realização profissional. Claro, durante esse trajeto vão aparecer obstáculos ou mesmo situações inesperadas, mas permanecendo firme, mesmo com as dificuldades, vai valer qualquer pedra que você tenha que passar.

E você? Tem algum amigo ou familiar nesta situação? Compartilhe o texto com ele e incentive a coragem do primeiro passo!

¹Fonte: 2020 Re:Trabalho https://retrabalho.somostera.com/

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.