Como já é de conhecimento popular, neste mês marcamos em nosso calendário muito mais do que feriados ou compromissos corriqueiros, isso porque Outubro marca também o início da maior campanha de conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama e colo do útero. Com tamanha responsabilidade, também embarcamos neste evento para promover a saúde e bem-estar das mulheres, e ao longo da semana produzimos diversos conteúdos e tópicos relacionados ao tema!

Quem nos acompanhou sabe que tivemos uma semana agitada. Foram vários conteúdos e palestras relacionados ao mês rosado, mas para finalizarmos com chave de ouro, precisávamos ressaltar e falar sobre o papel que o profissional da Enfermagem desenvolve nisso, e já adiantando:  Ele é enorme!

Como sabemos, o Técnico de Enfermagem, assim como vários agentes da saúde que compõem o campo médico, são fundamentais para guiar o paciente enfermo para a sua recuperação. Entretanto, aos olhos dessa campanha, os profissionais da Enfermagem possuem um destaque a mais nisso, e isso pode ser resumido em uma simples, mas poderosa palavra: Cuidar.

Não é segredo que a prioridade de qualquer equipe da enfermagem é o cuidar, e é justamente esse o papel que o profissional pode e deve praticar enquanto promove o Outubro Rosa. Afinal, esse cuidado não vem apenas na forma de curativos ou em aplicações de medicação, mas também de atos praticados com zelo e prudência, isso porque os afetados pelo câncer de mama se encontram em um estado de extrema fragilidade física e emocional, e ter uma equipe que pode oferecer conforto fará uma enorme diferença durante a recuperação.

Outra grande ajuda que vale muito mencionarmos, seria na promoção e incentivo do diagnóstico da doença. Infelizmente a doença avança com muita velocidade, então é de se imaginar o porquê do diagnóstico precoce ser a principal ferramenta para se vencer a batalha, e se tem alguém que pode orientar e estimular isso, este alguém é a equipe de enfermagem. Por expertise, os agentes da enfermagem conhecem vários dos sintomas, assim podem ser fundamentais para guiar o paciente ou o médico em exames investigativos, afim de identificar possíveis traços da doença e tratamentos.  

Os nossos queridos técnicos são enormes anjos da guarda, mas o Câncer de Mama afeta, diariamente, milhares de mulheres. Não há dúvidas, os eventos promovidos dentro de Outubro são de enorme ajuda, mas devemos lembrar que a prevenção, conscientização e combate a este tipo de enfermidade não tem data ou local para acontecer. Sendo Técnico em Enfermagem, ou não, somos também responsáveis para incentivar qualquer campanha que possa acolher estas mulheres. Procure se informar nos principais canais da campanha e se houver qualquer dúvida, procure o seu médico.

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.