Com o final do ano se aproximando, chega também o pagamento do 13º salário e, nesse momento, vale muito a pena pensar com cuidado sobre o que fazer com esse dinheiro para manter a sua vida financeira em ordem e escapar das dívidas de uma vez por todas.

Você deve dar uma atenção especial a esse dinheiro, afinal de contas, o final de ano é acompanhado por uma série de despesas que precisarão ser pagas.

Matrículas dos filhos na escola e impostos como o IPTU e o IPVA irão ocupar boa parte do seu orçamento nos próximos meses, por isso, vale a pena refletir com cuidado sobre a melhor forma de usar o seu 13º salário.

Abaixo selecionamos algumas dicas de como investir bem esse dinheirinho extra:

1 – Quite as suas dívidas

O ideal é conseguir pagar o máximo das contas atrasadas que você puder, eliminando suas dívidas e dando um fôlego maior para o seu orçamento. Pagando à vista, você certamente conseguirá um bom desconto no quitar estas contas.

Dê preferência também para dívidas que podem limpar seu nome dos cadastros de proteção ao crédito.

2 – Planeje seus eventos de final de ano

O 13º salário pode ser usado para comprar os itens da sua lista de presentes no final do ano e ceia de Natal, entretanto, é importante ter critérios e ser ponderado na hora de ir às compras.

Faça uma lista com tudo o que pretende comprar e pense em algo com um valor razoável para cada item, evitando gastos maiores do que aqueles que o seu orçamento permite.

3 – Pense no próximo ano

Logo, logo o próximo ano começa, e com ele vem as despesas com impostos como o IPTU e o IPVA, a matrícula escolar das crianças e diversas outras obrigações financeiras típicas do mês de janeiro.

Não se esqueça disso na hora de planejar o que vai fazer com o seu décimo terceiro. Algumas dessas contas podem garantir um bom desconto se forem pagas à vista.

4 – Invista em Você

Este é o momento de planejar seu ano novo, traçar seus objetivos e como fazer para alcançá-los. Investir em uma formação é uma excelente forma de multiplicar este investimento pois gerará frutos ainda melhores após a sua formação.

Permanecendo firme nas dicas e evitando novos tropeços nas finanças, todos os planejamentos e sonhos do próximo ano devem ficar muito mais próximos, o que pode até mesmo ser o início de um novo passo na vida profissional e, se seguir uma nova carreira profissional é o seu objetivo, você pode encontrar a solução em algum dos nossos cursos técnicos profissionalizantes.

Desejamos boa sorte e um ótimo final de ano!

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.