Metamorfose: Mudança ou alteração completa no aspecto, natureza ou estrutura de alguém ou de alguma coisa; Transformação.

Amantes da natureza com certeza já se depararam com este processo, muitas vezes representado pela transformação da Borboleta. Este espetáculo do reino animal enche os nossos olhos, e não é para menos, uma mudança tão incrível e que ocorre bem diante dos olhos até parece coisa de outro mundo. Mas, por mais estranho que possa parecer, não há nada de sobrenatural em transformações.

A necessidade de nos reinventarmos é frequente em nossas vidas e nos nossos mais diversos papéis. E no mercado de trabalho não poderia ser diferente! A busca de novas e melhores oportunidades nos impulsiona a buscar novos conhecimentos e novas competências!

Neste sentido, o Curso Técnico vem como uma excelente oportunidade de transformar sua vida de forma rápida e com retorno rápido!

Os Cursos Técnicos são indicados para as pessoas que querem entrar no mercado de trabalho, e ter um primeiro contato profissional com a área escolhida, e para os que já estão no mercado de trabalho, mas querem se aperfeiçoar ou mudar de campo profissional.


Diferentemente das graduações, que duram no mínimo quatro anos, os cursos técnicos duram no máximo dois anos. A carga horária tem aulas práticas e teóricas, que focam qualificar o aluno para o mercado de trabalho, e mostrar um diferencial no currículo.

Existem inúmeros depoimentos de pessoas que fizeram um Curso Técnico e mudaram de vida como este depoimento de nossa ex-aluna, Joana, ex-aluna de Enfermagem da ESSA. Confira:

Joana Paula Sousa veio do Ceará para trabalhar como babá em São Paulo, há 21 anos. Iniciou o curso Técnico em Enfermagem por influência dos outros e, como ela mesmo diz: “Nunca pensei em fazer Enfermagem”. Um mês após a conclusão do curso, Joana já estava empregada na área da Enfermagem e trabalhando com carteira assinada.

ESSA: Joana, primeiramente, obrigada pela entrevista. Conte para a gente, foi difícil conseguir emprego na área, após a conclusão do Curso Técnico na ESSA?

Joana: Foi bem rápido! Eu não tive dificuldade! Meu primeiro emprego foi no Laboratório Salomão Zoppi, onde eu fiquei dois anos e na sequencia fui para o Hospital Santa Cecília, onde também fiquei quase dois anos até chegar ao hospital onde estou hoje.

ESSA: Em que área do hospital você atua?

Joana: Eu trabalho no Departamento Cirúrgico, cuidando da montagem e desmontagem da sala de cirurgia e de todos os materiais necessários para as cirurgias.  

ESSA: Qual conselho você daria para aqueles que pensam em fazer um Curso Técnico?

Joana: Façam o curso e não desistam! Quando eu fiz, muita gente dizia que Enfermagem era muito difícil, que ninguém era contratado sem experiência e muito menos em hospitais bons. Eu sempre respondia que eu procuraria em hospitais sim, e que conseguiria em hospitais bons e hoje eu estou onde idealizei estar!

Gostou? Então vá em frente! O processo de transição pode parecer desafiador e ficar receoso é natural! Se você ainda tem dúvida e deseja ter as melhores chances para ingressar no mercado de trabalho, sem dúvidas, você pode contar conosco para te ajudar na jornada. Temos certeza que vamos ajudar em sua reinvenção através do conhecimento.
Não deixe de conferir a nossa página de cursos técnicos para encontrar qual que te encaixa melhor!

Escrito por Equipe Editorial ESSA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.